quarta-feira, 16 de abril de 2014

Lobolo

Cá estou eu com mais noticias de cá....

Como alguns de vocês sabem, no dia 8 de Março assisti pela primeira vez a um Lobolo.
O Lobolo é uma tradição do sul do continente africano que "antigamente não era mais do que uma cerimónia que representava uma união conjugal, extremamente tradicional. Isso para dizer que era de carácter obrigatório para quem quisesse construir uma família.

A família do noivo era obrigada a levar para casa da noiva um certo dote, em forma de “agradecimento” por ela ter sido bem tratada e educada. E nesse momento ambas conheciam-se e selavam oficialmente a união conjugal , após satisfeitos os requisitos exigidos pela família da Lobolada. As exigências variavam de acordo com o que existia abundantemente em uma determinada época.

Por exemplo, houve alturas em que em Moçambique, na prática do lobolo as famílias da noiva exigiam como sinal de “troca”, esteiras, pilões, enxadas … Mas com tempo as exigências foram mudando, passando a ser alianças de ouro (visto que muitos jovens haviam emigrado para a África do Sul à procura de trabalho e o mais frequente era tornarem-se mineiros). Depois disso vieram as cabeças de gado (sobretudo no sul de Moçambique), mas com as guerras, o gado também começou a escassear, daí vieram os produtos das mercearias do homens de raça branca e indiana (capulanas, panelas de alumínio, vestidos, fatos…) … Mas nisso tudo, os factos materiais eram apenas uma forma de gratificação que a família do esposo pretendia ceder, pelo facto da noiva lhes agradar. Observando que muitas delas se casavam virgens, e tendo conhecimentos de todos os deveres domésticos que uma rapariga educada dentro dos parâmetros tradicionais deveria ter.
Fonte: http://www.mozmaniacos.com/2012/10/a-degradacao-do-lobolo.html#ixzz2z2hzAqSM

Eu fui, como representante da família Carvalho (noivo), a casa da noiva presentear a sua família.
Adorei ver esta cerimónia e como tal tenho de a partilhar convosco.Não consigo descrever tudo o que senti ao fazer parte desta cerimónia e por isso deixo aqui alguns excertos para verem. Não consigo mostrar todos os filmes que fiz mas deixo-vos uma pequena amostra da cerimónia em casa da família da noiva assim como da festa.
Estamos juntos....
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário